Os super-heróis criados pelo jordano a quem chamaram “Walt Disney árabe” devem muito à arte final de um brasileiro. (Ler mais | Read more…)

© edufrancisco.daportfolio.com
Não foram as raparigas nuas, de corpos tatuados, seios proeminentes, cabelos cor de carvão e de fogo desenhadas pelo brasileiro Eduardo Francisco que seduziram o jordano Suleiman Bakhit.
“Gostei da sua flexibilidade, da sua atitude, do seu espírito de equipa”, disse-nos o fundador de Aranim, explicando por que contratou o artista de São Paulo para o seu projecto. “Ambos partilhamos uma visão”.
Edu, como Suleiman carinhosamente trata o amigo que só conhece pela Internet, explica-se por e-mail: “Algumas destas pinups que eu desenho são criações para a minha galeria e outros pedidos de clientes ocidentais, que demandam estas características para as heroínas (não só nas histórias de quadrinhos, mas cinema, TV, etc). Não tem relação nenhuma com o que faço para o público do Oriente Médio, na Aranim.”
Victory, por exemplo, é uma sensualíssima guerreira, personagem central do que eDufRancisco (é assim que ele assina o seu trabalho) descreve como “a primeira HQ [história de quadradinhos] brasileira totalmente produzida no Brasil” e publicada numa míni-série em quatro partes pela Image Comics, a terceira maior editora do género nos Estados Unidos.
Aqui, Edu é também produz com o escritor norte-americano David Wohl um novo projecto chamado Executive Assistant: Iris [que a editora Aspen Comics [planeara publicar no início de 2009].
No Brasil mantém a sua “parceria de sucesso” com o argumentista Marcelo Cassaro, que participa igualmente em Aranim (juntamente com outra brasileira, a designer Gislene Matsui).
Foi há quase dois anos que eDufRancisco, 27 anos de idade e a desenhar desde os 17, recebeu um e-mail de Bakhit com uma proposta de trabalho.
Hoje, desenha a maioria dos álbuns, posters e capas de estúdio, além de rever os trabalhos dos colaboradores.
Todas as obras começam no gabinete de Suleiman em Amã. O fundador da Aranim “ escolhe ou cria um conceito baseado nas histórias épicas ou contos da mitologia árabe”, explica eDufRancisco.
“A seguir, ele entra em contacto com Marcelo Cassaro, que desenvolve o conceito em forma de história de quadrinhos. Quando o processo das letras está devidamente revisto e, em comum acordo, chega a minha etapa de trabalho: com o roteiro [argumento] em mãos, geralmente planejo a página num esboço de tamanho bem pequeno (thumbnails).”
“Eu gosto de fazer assim porque este tamanho permite visualizar todo o layout numa batida de olhos e poupa-me tempo nas correcções. Depois, eu os escaneio [digitalizo], envio para o editor e, logo que aprovado, faço o lápis e a arte final de cada página”.
A última fase é “hospedar o arquivo em alta resolução (para impressão) no folder da empresa, onde é armazenado todo o arquivo”.

© cafart.r.worldssl.net
Edu reconhece que o seu conhecimento do mundo árabe se resumia ao que via nos “noticiários sensacionalistas”. Com Suleiman, passou a identificar-se “com o conceito de super-herói do Oriente (místico e mitológico) mais do que com os heróis ocidentais”.
Porque, “no Oriente, as personagens dos contos são, na grande maioria, pessoas comuns que apresentam fraquezas humanas e que no dia-a-dia as tentam superar, alcançando grandes feitos.”
“Eu gosto de quase todos os estilos de desenhos e não me comprometo apenas com um”, salienta eDufRancisco, admitindo que o seu trabalho, também admirado no Japão e na Europa, se foi desenvolvendo sob a influência do Mangá e do Comics americano.
“Acho divertido experimentar o que cada um tem de melhor e tentar mesclar isso no papel. Alguns chamam este estilo de ‘híbrido’, derivado de vários, o mais popular do mercado”.
[Desde que deixou a Aranim, eDuardo fRancisco trabalha em Concept Art para a indústria de ‘videogames’ nos Estados Unidos, na DC Comics (“acabei de entregar uma ‘one-shot’ de ‘Adventures of Superman’) e Dark Horse Comics (“onde fiz ‘Turok: Son of Storm’, ‘Mass Effect’, ‘Two Minutes to Midnight’ e ‘Captain Midnight’”).
No seu país-natal, acabou de ilustrar com um amigo um ‘encarte’ de um álbum de “uma banda brasileira famosa”, para a Warner Music BR. Produz ainda diversas ilustrações para outras editoras (livros juvenis) e estúdios.]

© edufrancisco.artstation.com/projects/bEZlE
Este artigo, agora revisto e actualizado, foi publicado originalmente no diário PÚBLICO em 29 de Maio de 2008| This article, now revised and updated, was originally published in the Portuguese newspaper PÚBLICO, on May 29, 2008